Fins de Semana Gastronómicos chegam à Maia entre 10 e 12 maio

Bacalhau e cabrito trazem a “Malga à Mesa” de 10 restaurantes aderentes.

A 15ª edição dos Fins de Semana Gastronómicos contará, este ano, com receitas desenvolvidas no projeto MALGA – Saberes e Sabores da Terra, presentes nos menus dos 10 restaurantes aderentes, do concelho maiato.

As receitas introduzidas nos menus dos restaurantes são originais e produzidas nas ações de formação dos estabelecimentos aderentes. Cada estabelecimento terá de apresentar pelo menos uma entrada, um prato principal e uma sobremesa.

A Bola de Cebola e as Papas de Nabiça são os produtos característicos para as entradas. Já o prato principal conta com Bacalhau à Lidador ou Cabrito à Maiata. Na sobremesa, o Leite Creme de Milho ou o Toucinho do Céu Maiato deverão fazer parte das escolhas.

Todos os restaurantes aderentes irão apresentar os seus pratos nas características malgas tradicionais – utensílio simbólico do projeto – e contarão com a chancela “Malga à Mesa”, para que os participantes possam identificar as receitas específicas do projeto gastronómico.

Fidely´s, Maia dos Reis, O Claudino, O Forno, O Grelhador da Giesta, O Rodrigo, Portas da Maia, Quinta das Raparigas, Stone Cervejaria e Tasca do Zé são os dez restaurantes aderentes e que estarão presentes no Fim de Semana Gastronómico.

As atuações musicais fazem também parte dos menus nos dias 10 e 11 de maio, com performances de fado e bossa nova nos espaços.

Projeto “MALGA – Saberes e Sabores da Terra”

O MALGA – Saberes e Sabores da Terra, desenvolvido desde 2021, é um projeto promovido pela Associação de Desenvolvimento Regional Litoral Rural e pelo Município da Maia, que tem como principal objetivo promover e valorizar os produtos da Maia e a identidade do território.

A iniciativa procura mostrar a diversidade dos recursos endógenos da região, centrando-se nos produtos hortícolas, frutícolas, laticínios, ervas aromáticas e outras iguarias locais. Com a participação de chefs e outros profissionais ligados ao setor da culinária, o desafio do projeto consiste em transformar estes produtos em iguarias gastronómicas.

PUB

Seja o primeiro a comentar em "Fins de Semana Gastronómicos chegam à Maia entre 10 e 12 maio"

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.