Assinado acordo de cooperação para constituição da Rede Metropolitana de Bibliotecas Públicas

Assinatura para constituição da Rede Metropolitana Bibliotecas Públicas | DGLAB @DR

Esta rede vai integrar um total de 48 bibliotecas públicas de todos os municípios da AMP.

Foi celebrado, no dia 13 de maio de 2024, entre a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) e a Área Metropolitana do Porto (AMP), o acordo de cooperação para o desenvolvimento da Rede Metropolitana de Bibliotecas Públicas da AMP numa ótica de oferta partilhada de recursos e serviços de qualidade para as bibliotecas públicas da região.

Esta é a 19.ª Rede Intermunicipal de Bibliotecas criada ao abrigo de acordos de cooperação entre as Comunidades Intermunicipais/Áreas Metropolitanas e a DGLAB.

A intenção deste acordo é de potenciar o impacto direto do trabalho em rede na melhoria do serviço público das bibliotecas prestado aos cidadãos, otimizando os recursos disponíveis, rentabilizando e qualificando serviços de cada biblioteca, permitindo melhorar o acesso à informação, independentemente do município de origem.

“Será assim possível reduzir custos e ganhar escala, reforçando a identidade regional e coesão territorial, sem prejuízo da identidade local de cada comunidade. Pretende-se também evidenciar o valor social e económico das bibliotecas públicas, como lugar de socialização capaz de reforçar a coesão social e de responder às necessidades da população, sobretudo no contexto da inclusão social e digital dos cidadãos”, referiu a DGLAB.

Integram esta Rede da Área Metropolitana do Porto as bibliotecas municipais de Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Paredes, Porto, Póvoa de Varzim, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, São João da Madeira, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia. Um total de 48 bibliotecas públicas.

PUB

Seja o primeiro a comentar em "Assinado acordo de cooperação para constituição da Rede Metropolitana de Bibliotecas Públicas"

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.