Mercadona fatura 35,5 mil milhões e investe 10 milhões

MERCADONA FATURA 35.527 MILHÕES EM 2023 E REALIZA INVESTIMENTO RECORDE DE 10.000 MILHÕES EM SETE ANOS

• O esforço de investimento iniciado em 2016 é fruto da decisão estratégica, apoiada pelos acionistas, de que o lucro para os 5 componentes (clientes, colaboradores, fornecedores, sociedade e capital) a longo prazo é o investimento.
• A brutal transformação envolveu a implementação do Novo Modelo de Loja Eficiente, a internacionalização da empresa em Portugal, o arranque do Projeto Online, a otimização dos blocos logísticos e a inovação em novas ferramentas informáticas e modelos de organização.
• A empresa reduziu o preço de 1.000 produtos entre abril de 2023 e fevereiro de 2024e vai continuar a baixar os preços durante o resto do ano.
• Criou 5.000 novos postos de trabalho e alcançouas 104.000 pessoas na equipa, entre Portugal e Espanha, com as quais partilhou 600 milhões de euros a título de prémios por objetivos, mais 50% do que no ano anterior.
• A eficiência, rentabilidade e melhoria de gestão realizada pela Mercadona em 2023 levou a empresa, depois de pagar mais 43% em impostos, a aumentar o seu resultado líquido em 40%, para 1.009 milhões de euros.
• Destes lucros, a empresa destinou,uma vez mais, 80% para continuar a maximizar o seu investimento com 5.000 milhões de euros até 2028.

A Mercadona, empresa de supermercados, aumentou as suas vendas consolidadas em 15% em 2023, para os35.527 milhões de euros. Deste total, 34.124 milhões de euros correspondem à faturação da empresa em Espanha e os restantes 1.403 milhões de euros são relativos ao volume de negócios em Portugal, onde a Mercadona conta já com 49 lojas de um total de 1.681 que compunham a rede de supermercados da empresa no final de 2023.
No ano passado, a Mercadona começou a colher os frutos da sua decisão estratégica, apoiada pelos acionistas da empresa em 2016, de investir a longo prazo para garantir o lucro dos 5 componentes (“O Chefe”- cliente-, O Colaborador, O Fornecedor, A Sociedade e O Capital); fator-chavesobre o qual se alicerçam as bases da Mercadona do futuro.

Um investimento recorde de 10.000 milhões de euros em 7 anos

Este esforço de investimento, iniciado em 2016 e necessário para a brutal transformação da empresa, atingiu um valor recorde de 10.000 milhões de euros nestes sete anos, depois de ter investido 1.062 milhões em 2023. Ao longo destes anos, a empresa realizou a remodelação e renovação de um total de 1.364 dos seus supermercados com o Novo Modelo de Loja Eficiente (Loja 8), que conta com as novas secções de frescos ePronto a Comer,e que duplica a rentabilidade em comparação com uma loja convencional.
Ainda em 2016, iniciou-se o processo de internacionalização da empresa com o anúncio da sua entrada em Portugal,cujo projeto entrará no caminho da rentabilidade em 2024; a implementação do Projeto Online, rentável e produtivo; a remodelação e otimização dos blocos logísticos, com a atual melhoria na gestãodo seu stock em 2 dias; a construção dos novos escritórios em Albalat delsSorells (Valência); e a transformação digital da empresa, que levou à introdução de novas ferramentas informáticas e de organizaçãopara conhecer de forma científica todos os seus processos e torná-los mais eficientes e produtivos.

Mercadona em Portugal: 49 lojas e 1.403 milhões de euros de faturação

O projeto de internacionalização em Portugal, um dos pilares da brutal transformação da Mercadona, alcançou em 2023 as 49 lojas, concluindo o ano com uma equipa de 5.300 colaboradores, mais 1.800 novos empregos do que no exercício anterior. Durante 2023, trabalhou com 1.000 fornecedores nacionais, aos quais comprou um total de 1.178 milhões de euros.
Neste mesmo ano, a empresa realizou um investimento de 291 milhões de euros, duplicando o valor do ano anterior, atingiu um volume de vendas de 1.403 milhões de euros (+90%) e contribuiu com 171 milhões de euros em impostos através da empresa portuguesa Irmãdona Supermercados, com sede em Vila Nova de Gaia.
Para 2024, ano em que completa os 5 anos desde a abertura da primeira loja em Portugal, a empresa prevê investir 196 milhões de euros, que se destinam à abertura de 11 novas lojas e à conclusão do Bloco Logístico de Almeirim, que ficará operacional em meados de 2024.

A Mercadona que, entre outros locais na região, tem lojas em Ermesinde, Valongo, Fânzeres, Gondomar e Maia, vai abrir este ano uma outra loja na Maia.

Baixar o preço de 1.000 produtos.

Mais clientes, aumento da compra média e mais quota
Os projetos realizados são o motivo do círculo de eficiência, produtividade e rentabilidade da Mercadona de hoje, a causa dos excelentes resultados obtidos em 2023, como demonstram os números alcançados: o aumento de clientes, com 2.400 ticket sem loja por dia, mais de 200 face ao ano anterior, e da respetiva quota de mercado em euros de 27,6% (mais 0,6 pontos) em Espanha. Tudo isto graças à confiança dos seus “Chefes” e à melhoria da sua experiência de compra através de um sortido eficaz com uma qualidade efetiva e um preço imbatível, como demonstram as mais de 1.000 reduções de preço realizadas entre abril de 2023 e fevereiro de 2024.

Foto: Juan Roig e membros do Comité de Direção da Mercadona