Os Prémios de Excelência e Mérito Escolar e Cívico foram atribuídos no dia 15 de março a 46 crianças e jovens, que frequentaram o 4.º, 6.º, 9.º e 12.º anos nos anos letivos 2022-2023 e que se distinguiram pela excelência do seu desempenho, trabalho e resultados escolares e formativos, pela sua atitude cívica, pela dimensão do seu esforço e/ou progressos alcançados, participação desportiva ou por outras razões consideradas exemplares para os restantes elementos da comunidade educativa.
Os Prémios de Excelência e Mérito são uma iniciativa da Câmara Municipal de Valongo, constituindo um gesto de reconhecimento e valorização da excelência no desempenho escolar e cívico dos jovens estudantes, estimulando-os no prosseguimento da atividade escolar.
Os prémios oferecidos pelo Município de Valongo têm uma natureza simbólica e material, de cariz educativo, atribuídos em formato de cheque-prenda para aquisição de livros e material didático, no valor unitário de 100€ (cem euros) cada, entregues individualmente na categoria escolar e um cartão por projeto na categoria de mérito cívico.
A sessão contou com as apresentações musicais dos alunos/as da Academia de Artes de Valongo e ainda com a performance do Mágico André Gomes, do Museu da Magia de Portugal.
Foram então estes ao alunos premiados:
Prémio de Mérito Escolar 1º ciclo:
Martinho Mendes Marques do AE Alfena; João Francisco Leal Martins do AE Campo; João Filipe Reis Fernandes do AE Ermesinde; Julieta Rocha dos Santos Nogueira Gomes do AE S. Lourenço; Sofia Esteves Tomé Rocha do AE Vallis Longus; Maria Carneiro Neves do AE Valongo e Tiago Rodrigues Neto Colégio de Ermesinde.
Prémio de Mérito Escolar 2º ciclo:
Beatriz Moutinho Moreira Ferreira Barbosa do AE Alfena; Bárbara Barros Machado do AE Campo; Francisca Pereira Castanho do AE Ermesinde; Diogo Eduardo Lopes Rodrigues do AE S. Lourenço; Francisca Moreira Coelho do AE Vallis Longus; Constança Vale Silva do AE Valongo e Inês Geraldes Costa Colégio de Ermesinde.
Prémio de Mérito Escolar 3º ciclo:
Ana Rita Magalhães Figueiredo do AE Alfena; Júlia Alves de Araújo do AE Campo; Maria Francisca Coelho da Silva do AE Ermesinde; Beatriz Faria Magalhães do AE S. Lourenço; Beatriz Camões Ribeiro do AE Vallis Longus; Alexandre Silva Costa do AE Valongo e Francisca Neves Freitas Braga Colégio de Ermesinde.
Prémio de Mérito Escolar Ensino Secundário:
Eduarda Dias Moreira do AE Alfena; Dinis Rocha Oliveira do AE Campo; Sara Raquel Pinto Moutinho do AE Ermesinde; Natália Passeira Neves do AE Valongo e Daniel Moreira da Costa Colégio de Ermesinde.
Prémio de Mérito Escolar Ensino Profissional:
Carolyne da Silva Rocha do AE Alfena; Rodrigo Rebelo Barbosa do AE Campo; Gonçalo Gomes de Queirós Cunha do AE Ermesinde; Francisco Garcia Marques do AE Valongo e Ísis Maria de Matos Almeida da Escola Profissional de Valongo.
Texto: Jornal da Educação CM Valongo – Foto: CM Valongo
