A Base de Operações do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) tem agora melhores condições de funcionamento na Maia. Para além do um edifício funcional, também existe melhoria quanto à questão de acessibilidade, nomeadamente a proximidade à Via Periférica da Cidade da Maia, da rede viária principal do concelho, e à Autoestrada A41, da rede de alta prestação nacional.
Para o presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, a autarquia, “sempre com o propósito maior de servir o bem-comum e pugnar pela saúde, segurança e bem-estar das pessoas que corporizam a comunidade concelhia, tomou a dianteira e, não esperando acontecer, promoveu o diálogo e a cooperação institucional, tendo como propósito essencial, concretizar resultados favoráveis ao interesse público”.
“E é em consonância com este nosso posicionamento que quero agradecer à REN, ao INEM e à equipa técnica municipal, a disponibilidade e a dedicação que tiveram para que, hoje, estivéssemos aqui a inaugurar estas novas instalações”, acrescentou o edil da Maia.
Já o Presidente do Conselho Diretivo do INEM, Luís Meira, não poupou nos agradecimentos ao autarca da Maia por tudo o que tem feito pelo Instituto e porque, “a partir de agora os operacionais do INEM ficam com umas condições excelentes para cumprirem as suas funções”.
“Este é um excelente exemplo daquilo que a parceria entre o INEM e os Municípios pode representar em termos daquilo que é a promoção da saúde e a defesa da vida e da saúde de todos nós”, afirmou.
O edifício em causa era uma moradia de apoio aos trabalhadores da Subestação de Vermoim da REN – Rede Elétrica Nacional SA, com uma arquitetura, característica do Estado Novo e denominada “Português Suave” e que a REN cedeu ao Município.
Calcula-se que a casa tenha sido construída na década de 60 do século passado, na mesma altura em que entrou em funcionamento a Subestação de Vermoim, em 1959.
Para além da renovação de todo o espaço interior, os espaços exteriores também foram devidamente tratados. Foram abatidas algumas árvores para permitir a circulação e estacionamento de ambulâncias e construída uma base de lavagem das ambulâncias.
Com a reabilitação do edificado, que representou um investimento da Câmara Municipal da Maia na ordem dos 140 mil euros, foi possível então instalar uma Unidade Permanente de Emergência Médica do INEM, de forma a garantir a cobertura da área norte do território do respetivo concelho.



