Núcleo Evocativo do Ciclista em Sobrado vai ser inaugurado segunda-feira

Sobrado é terra de campeões velocipédicos, numa tradição com mais de 70 anos. O Ciclismo está no ADN de Valongo com quatro campeões nascidos na freguesia de Sobrado (caso único no país), que ficaram na história do Município e do ciclismo nacional por terem vencido a Volta a Portugal em Bicicleta: Fernando Moreira, em 1948; Joaquim Leão, em 1964; Nuno Ribeiro, em 2003; Rui Vinhas, em 2016.

Prosseguindo a homenagem ao Ciclismo e aos seus prodígios que têm deixado marcas a nível nacional, a Câmara Municipal de Valongo inaugura oficialmente o Núcleo Evocativo do Ciclista, na próxima segunda-feira, dia 4 de dezembro, pelas 18h30, no Largo do Passal, n.º 100, em Sobrado / Valongo.

O Núcleo Evocativo do Ciclista é um espaço, onde de reflete a tradição do ciclismo de Sobrado, tendo patente documentos e artefactos que guiam os visitantes através de uma incrível viagem sobre a história desta modalidade, nomeadamente sobre os quatro ciclistas que venceram a prova rainha do ciclismo nacional. Este novo equipamento vem complementar outras duas obras também promovidas pelo Município de Valongo com o objetivo de homenagear a prestigiante história do ciclismo na Vila de Sobrado: o livro «Sobrado – O Ciclismo e os Prodígios», da autoria de Paulo Felizes; e o documentário homónimo, da autoria de Ritshall Rameschandra Deuchande.

“Sobrado é um autêntico viveiro de campeões, um verdadeiro caso de estudo. Assumimos e honramos o compromisso de homenagear a história do Ciclismo em Sobrado e de inspirar novas gerações que ainda estão a dar as primeiras pedaladas neste desporto, que tem tanto de fascinante como de exigente”, considera José Manuel Ribeiro, Presidente da Câmara Municipal de Valongo.