Esta exposição é uma viagem no tempo à Bugiada e Mouriscada dos anos 30

“Bugiada e Mouriscada nos anos 30” é o nome da nova exposição patente no Centro de Documentação da Bugiada e Mouriscada (CDBM), em Sobrado, concelho de Valongo. A inauguração decorreu na semana passada, sexta-feira 14, e contou com animação pelos Tocadores da Bugiada.

Os Tocadores da Bugiada animaram a inauguração

Esta nova exposição proporciona aos visitantes uma espécie de viagem no tempo aos anos 30 do século passado, num retrato da festa de São João de Sobrado dessa época, feito com base nos registos das investigações que os primeiros estudiosos da festa deixaram. 

Em 1930, Santos Júnior recolheu imagens em movimento durante a Bugiada e Mouriscada, sendo as mais antigas que se conhecem da festa. Há outros nomes que também se destacaram pelo interesse na Bugiada e Mouriscada, como a etnógrafa e folclorista Violet Alford e o diplomata, folclorista e musicólogo Rodney Gallop. Ambos publicaram estudos sobre esta festa na década de 30 do século passado.  

Além de tudo isto, na exposição “Bugiada e Mouriscada nos anos 30” vai encontrar fotografias captadas pelo folclorista e etnomusicólogo Armando Leça, mais um nome que contribuiu para o conhecimento que há hoje sobre esta celebração. 

Mas, além da recém-inaugurada exposição, há mais para ver no CDBM. Há uma novidade na exposição permanente que, apesar do nome, tem rotatividade no que aos trajes dos protagonistas da festa diz respeito. Encontram-se, neste momento, em exposição as indumentárias do Reimoeiro e do Velho, usadas por Fernando Seabra e por António Carlos Barbosa, respetivamente, no São João de Sobrado de 2022. Outra novidade é um apontamento expositivo com os “serviços da tarde”, uma componente festiva desta tradição de Sobrado.

Promovida pela Câmara Municipal de Valongo e com o apoio da Associação São João de Sobrado, a exposição vai estar no CDBM até ao dia 30 de dezembro das 09.00 às 12.30 e das 14.00 às 17.30 de segunda-feira a sexta-feira.