Começaram as obras para acolher a Policia Municipal de Valongo

As obras de adaptação do edifício que vai acolher a Polícia Municipal de Valongo já começaram. A empreitada foi adjudicada por 1.025.000€, com um prazo de execução de 270 dias. A Polícia Municipal de Valongo vai ficar instalada no edifício da Avenida 5 de Outubro, onde funcionam a empresa municipal Vallis Habita e a BeWater – Águas de Valongo.

As obras contemplam a reabilitação do edifício existente para instalação da Polícia Municipal e dos serviços de Proteção Civil, dotando-o de infraestruturas que cumpram a atual legislação.

“A Polícia Municipal de Valongo vai finalmente ser uma realidade. Este corpo de segurança vai complementar o trabalho da Polícia de Segurança Polícia e da Guarda Nacional Republicana, contribuindo para prevenir e combater a criminalidade no nosso território e, sobretudo, para reforçar o sentimento de segurança na comunidade”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, no auto de consignação da empreitada.

Entretanto, encontra-se já a decorrer o concurso público para a contratação dos agentes que vão integrar a Polícia Municipal de Valongo. A nova força de segurança do Município deverá estar operacional no próximo ano, com um corpo inicial de 26 efetivos.

A criação da Polícia Municipal de Valongo foi aprovada pela Assembleia Municipal de Valongo, em junho de 2019 e validada pelo Conselho de Ministros de julho de 2021.