Foi publicada a distribuição dos árbitros das Competições Profissionais e Não Profissionais das ligas de futebol portuguesas.
Fábio Melo, de Valongo, afastado dos relvados desde 2022 por lesão, mantém a 1ª categoria. Ainda que não tenha elementos classificativos de avaliação da época 2022/23 onde foi VAR em alguns jogos os regulamentos do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) permitem a sua continuidade no escalão principal do futebol português. Relativamente a Fábio Melo falta ainda confirmar a sua permanência no quadro VAR da UEFA, estatuto alcançado no final da época 2021/22.
Por outro lado, José Bessa, de Campo, segundo classificado na época 2022/23 na categoria C2, ascendeu a árbitro C1 podendo arbitrar todos os jogos da primeira liga e ter o papel de 4º árbitro em competições internacionais.
Em sentido oposto, João Pinho, de Gens, foi despromovido às competições não profissionais estando presente a partir de agora na Liga 3. João Pinho esteve 2 épocas consecutivas na segunda divisão arbitrando jogos da Liga Portugal 2 SABSEG passando agora para as competições não profissionais, fruto do penúltimo lugar na tabela classificativa publicada a 7 de junho.
Pedro Mendes