2,4 milhões de euros depois, Parque Urbano da ribeira da Archeira, em Gondomar, inaugura amanhã

Representou um investimento de 2,4 milhões de euros e vai dar aos gondomarenses não só mais um espaço verde no município, como também um total de 20 kms de percursos para caminhada, corrida ou outras atividades. A inauguração é amanhã, terça-feira 21.

A conclusão da obra do parque urbano da ribeira da Archeira marca o fim de um troço de uma rede de 20 quilómetros de percursos que passam pelas freguesias de Rio Tinto, Fânzeres, Gondomar (São Cosme) e Valbom.

O que esperar deste novo espaço verde? Vai encontrar uma via pedonal e ciclável entre o centro de Gondomar, junto às piscinas de São Cosme, e o rio Douro, num percurso de 2,9 quilómetros junto às margens da ribeira da Archeira. A acompanhar o percurso há “zonas de bosque denso com pequenos desníveis e zonas mais planas, onde a ribeira serpenteia entre campos agrícolas”, descreve a autarquia.

Com a abertura deste parque urbano, o Município reforça o número de espaços verdes já ao serviço da população do concelho, juntando-se o Parque Urbano de Rio Tinto, o Parque Urbano de Gondomar e a primeira fase do Parque Urbano de Fânzeres-S. Cosme.