Preço das casas na Maia aumentou mais do dobro do que no Porto

Comprar casa está a ficar cada vez mais caro em todo o país, mas o concelho da Maia registou um aumento que supera, em mais do dobro, os valores do Porto. As conclusões são do Instituto Nacional de Estatística (INE) que divulgou os resultados referentes aos valores medianos das vendas das casas do 3º trimestre de 2022.

Segundo o documento conhecido no final da semana passada, o preço das casas no Porto era de 2603 euros por m2 no último trimestre de 2022, mais 12% do que no período homólogo de 2021. Na Maia, no mesmo período, os valores subiram 26%, em Matosinhos 21% e em Gondomar 18%.

A pressão imobiliária tem-se feito sentir nestas cidades periféricas considerando os preços muito altos dos grandes centros urbanos como o Porto ou Lisboa. Apesar do aumento de preços, continua a ser mais acessível comprar casa na Maia do que no Porto, por exemplo.

Note-se que no último trimestre do ano passado e em comparação com o período homólogo de 2021, o preço mediano da habitação aumentou em todas as 25 sub-regiões do país, com exceção da sub-região Viseu Dão Lafões.