Escadaria Cuca Macuca em Valongo está concluída

@DR CMV@DR CMV

Já é possível chegar ao topo da Serra da Santa Justa, em Valongo, através de passadiços a partir do centro da cidade. A segunda fase da obra da Escadaria Cuca Macuca já está concluída.

Estes passadiços fazem a ligação entre a rua da Ivanta e o percurso anteriormente construído até à Capela da Santa Justa. Ao todo, a escadaria tem uma extensão total de 1,5 quilómetros.

O percurso “facilita a circulação pedonal, através de passadiços e escadarias em estruturas de madeira elevadas e apoiadas no solo”, descreve a autarquia, e permite chegar ao ponto mais alto da serra. Além da vertente de lazer, este equipamento permite “simultaneamente observar e preservar o seu importante património histórico e natural”.

Para o executivo camarária, a Escadaria Cuca Macuca “é mais uma peça fundamental do projeto Valongo in Outdoor, que também inclui o Circuito da Contemplação com tronos e baloiços romanos e uma rede de equipamentos desportivos em contacto com a Natureza – Centro de BTT, Centro de Trail Running, Centro de Percursos Equestres e Centro de Escalada”.

A próxima etapa do projeto é a construção de um espaço de receção com estacionamento, sinalética, colocação de sinalética e informação pedagógica ao longo do percurso.