Gondomar e Trofa em destaque na expansão do metro

@DR Metro do Porto@DR Metro do Porto

A nova fase de expansão da rede de metro do Porto inclui a expansão da linha do Souto, em Gondomar, e o prolongamento da linha verde até à Trofa, mas a decisão vai recair sobre as autarquias.

A extensão até à Trofa é uma aspiração que dura há mais de 20 anos desde que foi desativada a linha de comboio entre a estação da Trindade e a Trofa.

A decisão recai sobre as autarquias, mas a Área Metropolitana do Porto (AMP) ainda não apresentou a proposta. De acordo com o Jornal de Notícias, “das cinco linhas em análise, Gondomar e Trofa deverão avançar, em detrimento das ligações a S. Mamede (Matosinhos) e entre a FEUP e a Maia, assim como da Linha Circular do Porto (Casa da Música/Polo da Asprela)”.

O mesm orgão de comunicação social faz referência ao ministro do ambiente, Duarte Cordeiro, que salienta que são os autarcas que têm de decidir estas empreitadas, mas afirmou haver a “expectativa de que o quadro comunitário possa resolver já alguns projetos que vinham do passado, por exemplo, os de Gondomar e da Trofa”.

Note-se que o programa Portugal 2030 tem um financiamento de 700 milhões de euros para obras de metro e autobus (autocarros rápidos em via dedicada).