Edifício da antiga Escola Básica nº 1 de Baguim do Monte convertido em apoio a idosos

Escola em Baguim do Monte será estrutura para respostas sociais a idosos

Investimento de perto de 740 mil euros ao abrigo do PRR

Foi assinado esta semana o protocolo de colaboração entre o Município de Gondomar e a Freguesia de Baguim do Monte que permitirá a requalificação da antiga Escola Básica nº 1 de Baguim do Monte. O investimento de 738.305,06€ é suportado a 100% pelo PRR através das Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas da Área Metropolitana do Porto.

No momento da assinatura, o Presidente da Câmara de Gondomar, Marco Martins, destacou a importância do investimento: “Com estes projetos, estamos a promover novas respostas para a nossa população mais idosa, que permitirá combater o flagelo do isolamento social e melhorar a coesão social”. O autarca destacou ainda o benefício de aproveitar estruturas existentes no território dar-lhes novos usos.

Depois da sua reabilitação, o equipamento será usado para promover novas respostas sociais em Baguim do Monte, nomeadamente junto da população idosa, através do programa Espaços Saber+. O objetivo é atuar ao nível do envelhecimento ativo e saudável, combatendo o isolamento social.

Ao mesmo tempo, pretende-se potenciar a recolha e preservação de artes, manualidades e tradições de Baguim do Monte, de forma a contribuir para a recriação da identidade e memória coletiva, promovendo a cooperação entre diferentes gerações, num espaço que se pretende frequentado por idosos e visitado por famílias, crianças e jovens da freguesia, do município e da AMP.