Campeonato de Portugal Trial 4×4 arranca em Valongo dia 5 de março

@DR@DR

Tudo a postos para o arranque do Campeonato Portugal Trial 4×4

Reconhecida pela “Capital do Desporto Outdoor” e com um rico património natural integrando o Parque das erras do Porto, a cidade de Valongo acolhe a jornada inaugural da edição 2023 do Campeonato Portugal Trial 4×4, numa organização do Clube Trilhos do Norte. A vertente competitiva está agendada para o dia de domingo (5 março), enquanto a tarde de sábado (4 março) está reservada às verificações e parque fechado.

A região do Grande Porto, assim como a cidade de Valongo, continua a proporcionar aos aficionados do desporto motorizado e do Trial 4×4 em particular, que esta região do País acolhe um evento de Trial 4×4 recheado de elevado nível competitivo.

Em termos gerais, a estrutura é muito idêntica à da edição transata, surgindo como única novidade, a nível da disposição da pista, com uma extensão mais alongada e alteração de alguns triais, transformando este “palco” mítico do Trail4x4 nacional, numa pista “mista” de obstáculos, mas permitindo também alguma velocidade, de forma a dar algum “conforto” de descanso ao navegador: “desta forma ajustamos um pouco esta pista às exigências do Trial4x4, num misto de trial e velocidade, porque este terreno nos permite e possibilita recriar alternativas. Este fator de velocidade, controlada, vai possibilitar aos navegadores descansar um pouco e recuperar o esforço dos triais, que também vão ficar mais separados uns dos outros. Esperemos que seja do agrado de todos”, salientou Daniel Sousa, Diretor de Prova e responsável pela transformação da pista de Valongo.

A jornada de abertura do Campeonato Portugal Trial 4×4, conta com um total de 10 Triais 4×4, numa extensão superior a 5 kms, com zonas rápidas e obstáculos, em maior número naturais, como tem sido tradição nesta zona denominada pela lousa. Para o efeito, estão preparadas as melhores condições para as equipas, mas também para o público assistir ao espetáculo que estas proporcionam, numa prova do CPTrial 4×4. O secretariado, que conjuga as verificações administrativas e técnicas terá como base a Camara Municipal de Valongo, com o parque fechado a ser instalado na Rua Emidio Navarro (feira).

Toda a ação competitiva agendada para o dia 5 março, domingo, será junto ao “Continente, Biblioteca e Escola Básica do Valado”, numa pista recheada excelentes obstáculos, beneficiando do terreno “acidentado” da região. No local as equipas terão à sua disposição um amplo espaço para a montagem das boxes e parque de estacionamento, assim como para todos o restante “staff” e publico em geral.

Uma aposta conservadora do Clube Trilhos do Norte e o município de Valongo que perdura há mais de uma dezena de anos: “Valongo tem sido, sem dúvida, uma grande alavanca de promoção e divulgação do Trial 4×4 e do campeonato. Está será a 12ª prova que se realiza neste espaço ímpar e mítico para a prática do Trial. Só temos de agradecer todo o empenho, dedicação e apoio dado pelos responsáveis da Camara Municipal de Valongo a esta modalidade, para além de oferecerem condições e estruturas que nos permitem criar estas excelentes condições às equipas e ao publico”, evidenciou Antero Bessa, presidente do Clube Trilhos do Norte.

Foto: Fábio Mendes AutoSport

Bilheteira online AQUI