Nova equipa Rádio Popular-Paredes-Boavista vai ser apresentada a 3 de fevereiro

A apresentação oficial da nova equipa profissional de ciclismo Rádio Popular-Paredes-Boavista já tem data marcada: acontece na sexta-feira 3 de fevereiro, às 18.30, no Pavilhão Multiusos de Paredes. Os 10 ciclistas que formam a equipa vão começar a época na prova de abertura “Região de Aveiro – Taça Jogos Santa Casa”, entre Estarreja e Ílhavo. Seguem-se provas como a Figueira Champions Classic e a 49ª Volta ao Algarve em Bicicleta.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, “a parceria entre a equipa e o
Município justifica-se num território onde a paixão pelo ciclismo é vivida diariamente com centenas de atletas de todas as idades a praticar a modalidade, seja nas escolas, nos clubes amadores e profissionais. É notório que o ciclismo tem vindo a crescer e a ter mais adeptos, sendo Paredes uma terra de grandes nomes do ciclismo, como Ribeiro da Silva e Cândido Barbosa, entre outros nomes que se têm destacado nos últimos anos nesta modalidade, considero estratégico continuar a investir e apoiar o ciclismo”. Assim, o município associa-se uma vez mais à camisola do Boavista.

O autarca reforça ainda a “aposta de promover o ciclismo cada vez mais junto dos jovens do Concelho”. «Pretendemos dar mais visibilidade a Paredes, através do desporto, nomeadamente do ciclismo. Assim sendo, promovemos a modalidade e o desporto jovem, mostramos como “Paredes Vive o Desporto” e juntamos ainda as potencialidades de um dos Concelhos do País com mais população jovem, promovendo a nossa principal indústria ligada ao mobiliário, onde se concentram mais de 60% das empresas exportadoras do setor», acrescenta Alexandre Almeida.

A liderar a equipa está José Santos, diretor desportivo, que diz que “competir ao mais alto nível, em Portugal e além-fronteiras”, é a grande aposta para a época 2023. José Santos pretende fazer história nas mais diversas provas, com destaque para a Volta a Portugal. Sob a sua coordenação tem a equipa composta por João Martins, Guille Garcia, Raul Rota, Vicente Hernaiz, Tiago Nunes, Tiago Leal, Pedro Lopes, César Fonte, Hugo Nunes, Luis Fernandes.

Note-se que a equipa de ciclismo profissional do Boavista é uma das mais antigas do pelotão internacional e pedala de forma ininterrupta há 40 anos. Já participou em algumas das provas mais icónicas do ciclismo mundial, como a Vuelta a Espanha, Dauphiné Liberé, 4 Dias de Dunquerque, Volta a Polónia, Volta ao Luxemburgo, entre muitas outras provas.