António Tavares em palestra no ciclo “A Sociedade, Tal como ela é” no Hospital de S. Martinho

O Hospital S. Martinho (Campo, Valongo), dirigido por Joaquim Teixeira, organizou mais uma conferência do ciclo “ A Sociedade, Tal como ela é”.

Desta vez o tema abordado foi “Portugal: Desafios e Oportunidades” em que o orador convidado foi António Tavares, professor universitário e Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto.

Com a moderação habitual de António Nunes, esta conferência decorreu nas instalações do Hospital S. Martinho mas teve também com transmissão ao vivo através do Facebook.

António Tavares falou do Estado Social e da importância da próxima década no que a este setor diz respeito.

Foram abordados temas como a situação geográfica de Portugal, a importância da economia do mar, as alterações climáticas, as relações com a CPLP, a regionalização versus descentralização e outros assuntos.

Sobre os temas da atualidade e por exemplo em relação à saúde defendeu que Fernando Araújo (responsável do SNS) “tem tudo menos o livro de cheques”. O orador também defendeu uma alteração à lei eleitoral, nomeadamente a criação de círculos eleitorais mais reduzidos.

António Tavares defendeu uma política dos sete Ts, no caso: Talentos; Tecnologia; Territórios; Transparência; Transversalidade; Transição Digital e Tolerância.