Conheça os projetos vencedores do Orçamento Participativo Jovem de Valongo

Workshops de primeiros socorros a animais, compra de quadros interativos para as escolas ou ações de plantação de árvores. Estes são apenas alguns exemplos dos projetos que vão nascer em breve, em Valongo, graças ao Orçamento Participativo Jovem. Conheça os vencedores da 9ª edição.

A edição de 2022 deu a vitória a sete projetos na categoria “extraescolar”, sete na categoria “escolar” e seis na categoria “gerações”, perfazendo um total de 20 projetos vencedores que vão receber uma verba de 10 mil euros cada.

Na categoria “extraescolar”, destacou-se o projeto “A Casinha das Serras”, que mereceu o maior número de votos da categoria. Consiste na aquisição de uma casa de madeira para colocação na zona da Azenha, à entrada do Parque das Serras do Porto (perto da Aldeia de Couce). O segundo lugar foi para o “Cinema Insuflável”, pelo que pode contar com sessões de cinema itinerante no concelho para breve. “Olhares sobre Valongo” fecha o pódio desta categoria, um projeto que pretende implementar binóculos para observação da paisagem.

A sétima arte volta a estar presente, com o projeto “Cinema Municipal” em quarto lugar. A ideia é, também, promover sessões de cinema no município. “Quem ama cuida” mereceu 191 votos e trata-se de uma forma de atribuir vouchers de check-ups para animais de estimação, através de concursos digitais. Também houve espaço para a sustentabilidade, com o projeto “Futuro Verde” que visa a implementação de ações de plantação de árvores. Finalmente, o projeto “SOS Animal” que quer ensinar à população técnicas de primeiros socorros a animais de companhia com workshops.

Mais tecnologia para as escolas do concelho

Na categoria “escolar”, destaca-se a tecnologia, presente em quase todos os projetos. O vencedor “Escol@.Feliz” vai permitir melhorar a Escola Básica Montes da Costa com painéis interativos nas salas de aula. Graças ao BiblioTEC, que conquistou o segundo lugar do pódio desta categoria, as bibliotecas das Escolas Básicas 1º Ciclo de Alfena também vão tornar-se mais apelativas com a aquisição de material tecnológico. A terceira proposta aprovada chama-se “Aprendizagens interativas” e vai permitir a compra de painéis interativos para a Escola Básica da Costa.

As escolas do 1º ciclo da freguesia de Campo, graças à proposta “Escolas Básicas Mais Divertidas” que ficou no 4º lugar da votação, vão receber equipamentos de som para o espaço exterior. Também em Campo, mas na Escola Básica e Secundária, os alunos vão poder passar mais tempo no exterior, graças à compra de mesas. O projeto “Estuda lá fora” ficou em 5º lugar.

Os vencedores desta categoria terminam com o projeto “Equipamento TIC para os Cursos profissionais”, também para a Escola Básica e Secundária de Campo e com a compra de um quadro interativo para cada uma das escolas do 1º ciclo da freguesia de Alfena, através da proposta “Ideia Interativa”.

Jogos tradicionais e brincadeiras de outros tempos

A categoria “gerações” premiou seis projetos, que trazem jogos tradicionais e outras brincadeiras para os dias de hoje, promovendo também as relações entre diferentes faixas etárias.

“Rancho infantil na Vila de Campo” recebeu o maior número de votos nesta categoria e, por isso, vai tornar-se realidade. Consiste na promoção de workshops de ranchos folclóricos nos jardins de infância e escolas do 1º ciclo da freguesia, promovidos por séniores. Em segundo lugar ficou “A Oficina do Mestre João”, uma ideia que quer levar ateliers itinerantes a todo o concelho. O pódio termina com a iniciativa “Torneios das três serras”, cuja ideia é juntar diferentes grupos geracionais em jogos tradicionais nas serras.

Idas até ao Gerês, juntando diferentes gerações, é a ideia do projeto “Passeio com os idosos”, que ficou em 4º lugar nesta categoria. A “Geração Z ensina” vai permitir realizar conferências dirigidas a séniores sobre temas da atualidade, depois de conquistar o 5º lugar desta categoria. A última proposta aprovada chama-se “De volta às partilhas” e desafia a população a criar uma peça de teatro com base no livro “Partilha de Histórias”.

Recorde-se que o Orçamento Participativo Jovem de Valongo possibilita a concretização de 20 projetos vencedores, cada um com uma verba de 10 mil euros para a respetiva implementação. Durante esta edição, foram recebidos 183 projetos e levados a votação 42. Houve 2997 eleitores e 8991 votos.

A Câmara Municipal de Valongo, responsável pela iniciativa, já prometeu aumentar a verba atribuída a este projeto na próxima edição, em 2023, que vai ter 250 mil euros. A 10ª edição do Orçamento Participativo Jovem de Valongo vai contar com a criação de uma “categoria verde”, mas também com um aumento da exigência dos critérios de admissão dos projetos e ainda com o envolvimento da Universidade de Aveiro, para aferir o impacto desta iniciativa na comunidade.