PSD DIZ QUE HÁ ALTERNATIVAS AO CAMINHO ATUAL
A concelhia do PSD de Valongo, liderada por Hélio Rebelo, fez chegar à nossa redação uma comunicação onde dá conta das suas recomendações e sugestões para o próximo ano de 2023.
Na nota de imprensa o PSD diz que “ao longo da última década, o executivo do Partido Socialista fez com que Valongo perdesse competitividade em comparação com os restantes Municípios da Área Metropolitana do Porto, sendo ultrapassado por muitos deles. A população valonguense tem um rendimento bastante inferior à média dos Portugueses. “
O PSD diz que o PS de Valongo continua a “ignorar o momento em que vivemos” e que “é evidente o ciclo de empobrecimento em que o A apresentação do Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2023 prova que o executivo municipal opta por não aliviar o fardo da inflação, que terá consequências económicas e sociais sobre os Valonguenses e as empresas Município se encontra, o que se materializa na fragilidade que muitos Valonguenses apresentam para enfrentar os desafios que se aproximam”.
O PSD/Valongo revela que, em reunião com o presidente da Câmara Municipal, José Manuel Ribeiro, apresentou várias recomendações e propostas, a serem consideradas na elaboração do Plano e Orçamento para 2023, como por exemplo: Mitigação do impacto da inflação – Aliviar o efeito do aumento do custo de vida das famílias valonguenses, com uma diminuição dos Impostos cobrados pelo Município, como exemplo abdicar da retribuição à Be Water no âmbito da concessão do contrato de abastecimento da água, que penaliza, diz o PSD “os valonguenses em um milhão de euros por ano”.
O PSD defende um maior apoio às famílias com maior fragilidade social traduzido por exemplo no apoio à aquisição de medicamentos. Este partido defende que se acautele o futuro e a sustentabilidade financeira da Câmara Municipal, defendendo uma “visão responsável quanto às nova Câmara e ao organograma do município com mais de 40 cargos dirigentes”
A valorização dos ativos do Município como a criação de coberturas nas entradas das
escolas básicas e a sua ligação aos edifícios escolares, a melhoria do Estádio Municipal de Valongo e a manutenção dos arruamentos do concelho são outros tópicos defendidos pelo partido laranja.
O PSD também defende a “focalização nos Valonguenses” ou seja a “aposta em políticas que considerem, em primeira linha, os munícipes, nomeadamente apostando em políticas que apoiem diretamente
os que mais necessitam, por oposição a uma Câmara Municipal centrada em si mesma, que se preocupe primordialmente em aumentar lugares de cargos dirigentes. A título de exemplo, propõe-se uma aposta na mobilidade, nomeadamente com o reforço dos transportes público noturnos e ao fim de semana, bem
como o acesso da rede STCP a todo o concelho”.
Nas palavras do Presidente do PSD Valongo, Hélio Rebelo “O PSD pretende sublinhar que existem caminhos alternativos, e que as prioridades do executivo de José Manuel Ribeiro estão desfasadas das necessidades dos Valonguenses. O Executivo tem que perceber que o próximo ano será particularmente difícil e tem
obrigação de antecipar os desafios que os valonguenses irão enfrentar apoiando-os no
difícil momento financeiro e social que irão enfrentar”.