Alexandre Almeida tomou posse como novo Presidente do Parque das Serras do Porto

Realizou-se esta segunda-feira a reunião ordinária da Assembleia-Geral da Associação de Municípios Parque das Serras do Porto no Salão Nobre da Câmara Municipal de Paredes. O autarca Alexandre Almeida tomou posse como novo Presidente do Conselho Executivo, sucedendo a Marco Martins, Presidente da Câmara de Gondomar.

Alexandre Almeida avançou com duas ações a serem implementadas em 2023. A “Rede de Estrutura e Valorização Turística do Parque das Serras do Porto, ou seja, um protocolo celebrado com o Parque das Serras do Porto e os três Municípios que depois vai ser alargado a outros operadores turísticos e atores sociais com o objetivo de valorizar, de forma organizada e sustentável, o Parque ao nível do alojamento, da restauração, e da animação turística”.

O autarca de Paredes deu também a conhecer a aprovação de uma candidatura, no âmbito do “Life”, um programa de apoios comunitários ao nível europeu que irá permitir que “o Parque das Serras do Porto, em conjunto com os Municípios, faça um investimento de 3,6 milhões de euros desde este ano até 2027. Este programa vai permitir intervir em 423 hectares de floresta, onde vão ser controladas as espécies invasoras e plantadas cerca de 170 mil árvores e arbustos autóctones, vai ser instalado um apiário pedagógico, vão ser aplicadas técnicas de bioengenharia para colocar a retenção de água não só no solo e requalificar as margens do rio ferreira e rio sousa, vamos ter um apoio para contratar uma equipa operacional para trabalho de silvicultura e proteção contra o risco de incêndio, uma equipa de sapadores, e o mais importante de tudo este programa prevê uma série de iniciativas para envolver as populações destes três municípios no Parque das Serras do Porto”.