O Museu da Filigrana, em Gondomar, vai receber uma peça que viajou ao espaço com o empresário Mário Ferreira, agora doada ao município. Trata-se de um barco rabelo, típica embarcação portuense, feito em filigrana, e vai estar acompanhado do certificado comprovativo da viagem ao espaço, bem como de fotografias do momento.
Numa emissão em direto num canal televisivo, o empresário revelou que o barco rabelo não foi a única peça em filigrana com a qual viajou: levou botões em punho na forma de um coração, símbolo da filigrana gondomarense.

“Com esta doação de Mário Ferreira, o primeiro turista espacial português, o espólio do museu ganha uma peça única, que acompanhou um momento simbolicamente muito importante, nomeadamente por ter sido a primeira viagem de um português ao espaço”, descreve a Câmara Municipal de Gondomar na página de notícias do site.
Inaugurado em maio deste ano, o Museu Municipal da Filigrana de Gondomar está integrado na Rota da Filigrana e fica na freguesia de Valbom. Por lá já passaram 3 mil visitantes. Pode ser visitado de terça-feira a sábado das 09.30 às 13.00 e das 14.00 às 17.30.
