Dia Mundial da Saúde Mental assinalou-se na Maia

Esta segunda-feira, o Dia Mundial da Saúde Mental assinalou-se na Maia com uma palestra subordinada ao tema “Saúde Mental em tempos difíceis – Cuidar para prevenir”. Organizada em parceria com o serviço de psiquiatria do Centro Hospitalar Universitário de São João, a iniciativa teve lugar no auditório do palacete da Quinta da Gruta.

Aberta à comunidade, a palestra contou com sessão de abertura feita pela Vice-presidente com o pelouro da Saúde da Câmara Municipal da Maia, Emília Santos, por uma representante do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universidade São João (CHUSJ), Filomena Cardoso, do diretor da Unidade Autónoma de Gestão da Saúde Mental, Rui Sousa, do diretor do Serviço de Psiquiatria, Miguel Bragança e do Serviço da Psiquiatria Infância e Adolescência, Maria do Carmo Santos.

“Cuidar para prevenir” é a expressão que define a palestra, com a Vice-Presidente da Câmara Municipal da Maia a recordar que “é preciso fazer um esforço de prevenção para se poderem inverter os números. Por outro lado, prevenir pode contribuir para reduzir os custos associados à saúde”, informa a autarquia em comunicado.

Ao longo da palestra os diferentes oradores foram falando de diferentes temas, entre os quais: a vida com ansiedade e como doença; a tristeza e a depressão; a demência e os seus cuidadores; a prevenção da violência em nós e no mundo; a promoção da Saúde Mental em contexto escolar; o papel dos Pais na Saúde Mental dos filhos e os cuidados de Saúde primários como parceiro nuclear.