Valonguense Colquímica inaugura unidade nos EUA

A nova unidade produtiva da Colquímica Adhesives, com dimensão superior a 3800 metros quadrados e capacidade para armazenar até 3500 paletes, foi inaugurada esta segunda-feira na Carolina do Norte, EUA. Trata-se de um investimento de cerca de 12 milhões de euros que vai expandir o grupo valonguense.

“Tivemos o orgulho de contar com a presença do secretário de Estado português do Comércio Internacional e Investimento Estrangeiro, Bernardo Ivo Cruz, do Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, do presidente da AICEP, Luís Castro Henriques, do embaixador português nos EUA, Francisco Duarte Lopes e da prefeita de Charlotte, Vi Lyes neste marco histórico”, disse o grupo nas redes sociais.

Esta nova unidade, só agora inaugurada mas já em funcionamento, representa um aumento de 20% na capacidade produtiva anual da Colquímica e, por isso, o CEO do Grupo mostou-se “muito satisfeito com o balanço dos primeiros 18 meses desta nova unidade. Encontramos em Charlotte as condições ideias para acelerar a globalização da atividade da empresa e explorar as enormes potencialidades dos mercados norte e latino-americano”, disse João Pedro Koehler.

Presidente da Câmara Municipal de Valongo marcou presença na inauguração

“A Colquímica Adhesives já faz parte da história industrial do concelho de Valongo e é para nós um motivo de grande orgulho assistir ao seu crescimento sustentado e ao sucesso do seu extraordinário processo de internacionalização”, defendeu o Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro. O autarca integrou a comitiva de representantes de instituições portuguesas e americanas que estiveram presentes no ato inaugural da subsidiária americana da empresa produtora de adesivos hot-melt.

O investimento inicial foi de 12 milhões de euros, aos quais se somam mais 500 mil euros para modernização tecnológica, mas a Colquímica não se deverá ficar por aqui. Está previsto um novo investimento de 2 milhões de euros, com o objetivo de continuar a apostar em altos níveis de automatização e robotização em todas as fases produtivas. 

Esta unidade americana soma-se às duas unidades em Portugal e à unidade polaca, em Poznan, que foi inaugurada em 2013. Assim, o Grupo Colquímica Adhesives passa a ter, no total, quatro unidades produtivas que lhe permitem a produção de 71 mil toneladas anuais de adesivos industriais hot-melt e um retorno de 124 milhões de euros (dados de 2021), dando emprego a cerca de 400 colaboradores, de 17 diferentes nacionalidades.

De Valongo para o mundo, a Colquímica – empresa com 70 anos de atividade – exporta, atualmente, os seus produtos para mais de 60 países, servindo sobretudo os mercados da Higiene Pessoal e Nonwoven, Colchões, Embalagens, Conversão de Papel e Montagem de Produto.