É já no próximo dia 12 de outubro que o Pavilhão Municipal de Valongo vai receber a 25ª edição do “Dia das Bandeiras Verdes Eco-Escolas 2022”, o maior encontro nacional deste projeto de sustentabilidade e também o maior do país na área da educação ambiental. O evento decorre em Valongo no âmbito do prémio Green Leaf.
O Eco-Escolas trata-se de um programa internacional da “Foundation for Environmental Education” que já está em Portugal desde 1996 graças à implementação da ABAE. O objetivo? Fazer com que a comunidade estudantil desenvolva ações na área da sustentabilidade e da educação ambiental. Perante as atividades desenvolvidas, este programa ajuda com a metodologia, formação, materiais pedagógicos, entre outros apoios.
O encontro tem início às 09.00 e só deve terminar às 17.00, devendo reunir mais de 2000 pessoas, entre crianças, jovens, professores e autarcas de todo o país. Vão participar os 18 concelhos que compõem este projeto, entre as quais as 17 escolas galardoadas do concelho de Valongo, 21 de Paredes, 5 da Maia e 46 do concelho de Gondomar.
O município que acolhe o evento conta com 17 escolas presentes. Consulte abaixo a lista das escolas valonguenses reconhecidas com a bandeira verde Eco-escolas, entre escolas públicas e instituições de ensino privadas vindas de todas as freguesias do concelho.
Termina hoje o prazo para as inscrições para as entidades que se queiram juntar ao evento. Pode efetuar a inscrição através de um formulário online. Cada escola deve designar uma comitiva de 3 elementos, no máximo.
Lista das escolas do concelho de Valongo galardoadas:
Colégio Academia de Ensino Particular
Escola Básica D. António Ferreira Gomes
Escola Básica e Secundária de Campo