Valongo. Projeto UGR promove inclusão de moradores de bairros sociais

“Unboxing Gender Stereotypes” é o nome do projeto que quer pôr fim ao estigma associado à habitação social, contribuindo para a inclusão destes moradores na sociedade através de diversas iniciativas artísticas. Em Valongo, conta já com seis meses de trabalho e prepara-se para atuar agora nas escolas do primeiro ciclo.

No passado dia 23 de agosto, a iniciativa promovida pela Associação Viver Alfena, juntou os moradores dos empreendimentos sociais 1º de maio, Padre António Vieira, São Bartolomeu, Mirante dos Sonhos, Outrela e Barreiro. Uma dinâmica para recordar os primeiros seis meses do projeto e um lanche fizeram parte do programa da tarde.

Para as técnicas responsáveis pelo Unboxing Gender Stereotypes, Liliana Beirão e Inês Cunha, “este projeto trouxe para estes/as moradores/as a superação de medos, o empoderamento, a oportunidade de realizar sonhos, a sensibilização para a problemática da violência doméstica e de género e da importância da denúncia”. “Sem dúvida que os/as protagonistas das histórias marcaram e despertaram a atenção da comunidade e dos meios de comunicação social, por se tratarem de histórias da vida real que através da arte captaram e deram a devida atenção para o fenómeno da violência doméstica”, disseram ao Jornal Novo Regional.

Depois destes seis meses que marcaram o arranque do projeto, dá-se início uma nova fase, com o principal trabalho a fazer-se junto da comunidade escolar do 1º ciclo nas escolas de Valongo. O ano letivo 2022/2023 tem início entre os dias 13 e 16 deste mês.