Torre dos Alcoforados, em Lordelo, recebe concerto da banda “Sopa de Pedra”

Torre dos Alcoforados, em Lordelo, recebe concerto da banda “Sopa de Pedra”

A Torre dos Alcoforados, em Lordelo, concelho de Paredes, vai receber um concerto da banda “Sopa de Pedra” no próximo domingo, dia 28. A iniciativa faz parte do projeto “Ver do Bago, um Brinde entre Deus e os Homens”, promovido pela Rota do Românico com o apoio da Câmara Municipal de Paredes.

O coletivo “Sopa de Pedra”, um grupo de investigação musical formado por 10 mulheres, vai fazer-se ouvir num espaço pouco habituado a concertos. O palco estará montado na Torre dos Alcoforados, em Lordelo, classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1993 e de traços góticos. O concerto é de entrada gratuita e está marcado para as 21.00.

“O concerto das Sopa de Pedra é uma das últimas ações do projeto Ver do Bago, um Brinde entre Deus e os Homens, iniciado em maio de 2021 pela Rota do Românico, e que propôs um ciclo de três exposições em torno da relação material e simbólica entre a vinha e a paisagem cultural e humana dos vales do Sousa, Douro e Tâmega”, descreve a organização no site oficial.

Quanto ao concerto, pode contar com arranjos de música tradicional portuguesa interpretados a capella pelas 10 vozes femininas que compõem o grupo. O repertório inclui diferentes inspirações musicais como cânticos mirandeses de Trás-os-Montes, baladas açorianas, cantigas de adufeiras da Beira Baixa, Cante alentejano, e artistas como Zeca Afonso, Amélia Muge ou João Lóio. A não perder.

Texto: Bárbara Baltarejo