O jovem valonguense Martim Fernando foi o atleta mais jovem a estrear-se pelo F.C. Porto na segunda liga.
Foi no passado domingo e este jogo vai ficar certamente na memória do jovem que deu os primeiros passos futebolísticos na UD Valonguense. Isto embora o resultado tenha sido negativo, já que o FCP perdeu com o Covilhã por 1-0.
Martim Fernandes tem apenas 16 anos e seis meses e superou o anterior recordista (Rui Pedro, que havia jogado pela primeira vez com 16 anos e 10 meses) e acabou por ter uma bela prestação individual.
O lateral direito, natural de Valongo, está já habituado a somar recordes, sendo que no ano passado já se havia tornado o mais novo futebolista português a jogar na europeia Youth League (com 15 anos e sete meses).
Martim Fernandes chegou ao FCP em 2017, ido do Valonguense e já há muito que é considerado das maiores promessas do clube azul e branco, competindo vários escalões acima da sua idade.
Prova disso é o facto de ter saltado diretamente dos iniciados para os juniores na época passada e na presente temporada pertencer ao plantel da equipa B, sendo que no dia que completou 16 anos assinou o seu primeiro contrato profissional com o FC Porto.
Martim Fernandes é também um habitual convocado para as seleções nacionais (esteve presente no último Europeu de Sub 17, em que Portugal chegou às meias finais) e diz que o seu objetivo é “chegar à equipa principal e ter uma carreira igual ou melhor do que a do João Pinto.” Na foto o jovem valonguense com o seu ídolo.
Foto: Porto on tour
pub