Gondomar com 200 mil euros para o Plano de Transporte Escolar no ano letivo 2022/2023

A Câmara Municipal de Gondomar vai disponibilizar, no ano letivo de 2022/2023, com início no próximo mês de setembro, 200 mil euros para o Plano de Transporte Escolar que garante a deslocação de casa para a escola de forma gratuita para as crianças do pré-escolar e do ensino básico do concelho.

Graças ao Plano de Transporte Escolar, todas as crianças do pré-escolar e do ensino básico (até ao 9º ano) vão poder deslocar-se de casa até à escola de forma completamente gratuita no ano letivo de 2022/2023. Esta medida abrange também alunos no ensino secundário em casos em que a instituição de ensino fique a mais de 3 quilómetros de casa (dentro do concelho). 

Integrado neste plano está também o transporte de alunos com dificuldades de locomoção, no âmbito da educação inclusiva, independentemente da zona de residência. Caso não seja possível a viagem em veículos de transportes públicos, o município viabiliza transportes adaptados.

Recorde-se que esta medida se enquadra no processo de transferência de competências em matérias de educação. Além das medidas do transporte escolar, foram também aprovadas em reunião ordinária medidas como a atribuição de auxílios económicos e ação social escolar, usufruto de atividades de animação e apoio à família para alunos dos jardins de infância e o pagamento da refeição escolar para os beneficiários do primeiro escalão. 

Texto: Bárbara Baltarejo

pub