Esta sexta-feira 2 vai ser inaugurada a exposição “BAJOUCA – A vida como suporte da obra” na Universidade Politécnica de Valência, Espanha. A mostra “reflete a contribuição para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, através do Programa Bairros Saudáveis, numa obra de habitação social de João Álvaro Rocha (1959 – 2014), edificada na Maia”, explica a autarquia em comunicado enviado às redações.
Esta exposição dá a conhecer a experiência de um projeto financiado pelo Programa Bairros Saudáveis no bairro maiato da Bajouca, construído em 1997 com a assinatura do arquiteto João Álvaro Rocha. No âmbito deste programa, durante 11 meses foram realizadas várias atividades que contribuíram para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030.
Um filme que promove as boas práticas de conservação e manutenção das casas de habitação social, com imagens filmadas no interior dos apartamentos e com os moradores como protagonistas, também faz parte desta mostra, que pode ser vista na Universidade Politécnica de Valência.
De sublinhar que estas atividades só foram possíveis graças à candidatura promovida pela Associação Pró-Arquitectura João Álvaro Rocha (APJAR) em parceria com a Espaço Municipal, empresa pública de gestão do património municipal da Maia e a Lipor ao Programa Bairros Saudáveis, um programa público, criado pelo Governo em julho de 2020, de iniciativa da sociedade civil.
pub:
