Na Maia quem recicla mais paga menos

Realizou-se na manhã de ontem, dia 17, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a conferência de imprensa para a apresentação oficial da primeira fase do Projeto “Recicle mais. Pague menos.”.

Marcaram presença o presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, o presidente do Conselho de Administração da Maiambiente, Paulo Ramalho, a vereadora do Pelouro da Qualidade de Vida, Ambiente, Clima e Energia, Marta Peneda, o coordenador da DECO Regiões, André Regueiro, e o presidente da Quercus – Núcleo Regional do Porto, Pedro Sousa.
O projeto “Recicle Mais, Pague Menos” arrancou em maio de 2021 e abrange na primeira fase 11300 clientes e perto de 30000 cidadãos. Com esta iniciativa pioneira a nível nacional, os munícipes da Maia passam a pagar aquele serviço em função do volume de resíduos indiferenciados produzidos, o que significa que, quanto mais reciclarem, menos pagam.

O presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, entende que a introdução do PAYT é uma mudança de paradigma face ao anterior modelo de taxação da recoflha de resíduos sólidos urbanos e afirma que: “…Em Portugal, salvo casos pontuais de reduzidíssima expressão, os sistemas tarifários dos serviços de resíduos urbanos desenvolveram-se, e continuam a desenvolver-se, com base numa tarifa variável indexada ao consumo de água, que a maioria das vezes não reflete a efetiva produção de resíduos de cada família. Esses sistemas tarifários em vigor vão contra os princípios da justiça e da equidade no pagamento dos serviços prestados ao cidadão. Este modelo não é justo para as famílias que adotam Boas Práticas Ambientais. Este modelo não premeia o cidadão que diariamente separa os seus resíduos e os encaminha para reciclagem, o cidadão que reutiliza as suas embalagens – o cidadão Ecoconsciente…”.

Texto: CM Maia/ Fotografia: CM Maia/Mário Santos