Ecocentros móveis cativam mais pessoas para a reciclagem

No início de 2021 a LIPOR e os seus municípios associados criaram uma solução inovadora para facilitar a entrega de resíduos e materiais cujo destino não é o ecoponto. Findo o ano 2021 os resultados são positivos e foram encaminhadas para reciclagem 46,3 toneladas de resíduos.

Assim, para se aproximar dos munícipes e facilitar a entrega de fluxos com características específicas, nasceram os Ecocentros Móveis que, de uma forma itinerante, percorrem os 8 municípios associados à LIPOR.

Durante todo o ano os Ecocentros Móveis estiveram disponíveis para receber os seguintes materiais para valorização e/ou tratamento: CD’s e DVD’s, pequenos equipamentos elétricos e eletrónicos, embalagens e latas com restos de produto (verniz, tinta, solventes, produtos de limpeza), lâmpadas Led e Fluorescentes, papel não embalagem (jornais, revistas, livros e folhas), pilhas e baterias, tinteiros e toners e rolhas de cortiça.

Em 2022 os Ecocentros Móveis continuam a passar por locais conhecidos nos municípios, com o objetivo de continuar o trabalho de reciclagem de materiais mais específicos. os locais onde vão estar os ecocentros móveis vão estar disponíveis no site da Lipor e dos municípios associados.

O objetivo deste projeto é tornar a prática da reciclagem cada vez mais acessível para que, desta forma, continuemos a caminhar juntos para uma Economia Circular.

Em baixo pode ver os dados destes pontos, no ano de 2021.