Covid 19: Número de casos aumenta mais em Valongo que nos concelhos vizinhos

Segundo dados da ARS Norte conhecidos hoje, o número de casos de infeção por covid 19 em Valongo aumentou 41% da penúltima para a última semana. Na última semana o número de casos por 100 mil habitantes foi de 59,5 por cem mil habitantes e na semana anterior tinha sido de 42,1 por cem mil habitantes. No que se refere aos casos dos últimos 14 dias por cem mil habitantes Valongo chega aos 101,6. Recorde-se que a partir dos 120 casos, os concelhos são considerados de alto risco.

No que se refere aos número de casos por cem mil habitantes nos últimos 14 dias a Maia chega aos 38,9 casos, Gondomar 51,8 e Paredes 86 casos.

No distrito do Porto, o concelho mais atingido é Paços de de Ferreira com 111,1 casos, depois Póvoa de Varzim com 109,9 casos. Outros números: Porto 89,6, Penafiel 41,6 e Gaia 41,3.

Estes números são conhecidos numa altura em que nas ruas e noutros espaços se vêm muitas pessoas sem máscara nem distanciamento social exigido, numa clara facilitação das medidas de confinamento.

Para este fim de semana estava prevista a vacinação de professores e pessoal não docente, mas atendendo a que iriam ser vacinados com a vacina da Astrazeneca a vacinação foi adiada.
“Vamos adiar uma semana a vacinação dos docentes e não docentes, que serão vacinados não neste fim de semana, mas no outro, com as vacinas que forem apropriadas, seguindo a recomendação que acabou de ser emitida”, disse o coordenador da vacinação, vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, acrescentando: “Não vai haver nenhum impacto além disto. As vacinas são suficientes para continuarmos o nosso plano”.