Jornada Principal coloca baloiço e alerta para depósito de resíduos no aterro sem separação nem triagem

A Associação Jornada Principal, tem pautado a sua ação pela defesa do ambiente em Sobrado, alertando para a poluição que o aterro instalado na localidade produz, prejudicando as condições de vida das populações.

Há alguns dias esta associação pediu explicações ao Ministério do Ambiente, uma vez que, referem que “recentemente recebemos relatos de habitantes de Sobrado que começaram a chegar ao aterro da Recivalongo contentores marítimos com resíduos, na qual são depositados em aterro sem qualquer tipo de tratamento de separação/triagem para valorização e consequente introdução da “matéria prima” na Economia Circular. Neste sentido, vimos por este meio questionar V.Exa. se a proibição da receção de resíduos importados imposta por V.Exa em 2020 ainda se mantém em vigor ou se a tutela determinou outra orientação no sentido de viabilizar a receção de resíduos importados em que a única finalidade seja o depósito em aterro”.

Entretanto e com o objetivo de promover o contacto com a natureza, valorizar a magnitude das paisagens de Sobrado e em simultâneo mostrar a obscenidade do aterro, esta associação construiu um baloiço num dos pontos mais altos de Sobrado, convidando as pessoas para que, nos passeios higiénicos, visitarem o “BALOIÇO DO VALE DA COBRA”. Deste baloiço há hipótese de ver paisagens bonitas, mas também outras menos bonitas, como o aterro.
Em nota enviada ao JNR, a Associação Jornada Principal refere que ainda que agradece “a todos os que tornaram possível este projeto, nomeadamente, o dono do terreno, oferta de materiais e aos construtores. Mantenham-se em segurança, cumprindo as normas da DGS”.