Valongo e Maia aumentam população

Os municípios da Área Metropolitana do Porto com maior crescimento da população são Valongo e Maia, o que traduz à evidência que são concelhos capazes de atrair população para viver.

Num trabalho publicado na edição de hoje do Jornal de Notícias que “a atratividade de concelhos como Valongo e Maia e o número de nascimentos registados em cada município levam a que tenha existido um aumento da população na Área Metropolitana do Porto.

Valongo está à frente da lista e Maia em segundo lugar.

Ouvidas algumas pessoas em Valongo e Maia, a localização e os transportes disponíveis lideram as razões que levam a esta realidade.

Segundo os censos de 2019 Valongo cresceu 0,95% e a Maia 0,9%, respetivamente para 97444  e 138971 pessoas.

Quanto a outros concelhos, Gondomar também subiu mas apenas 0,21 %, enquanto Paredes desceu, embora de forma residual, 0,01%.

O presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, citado pelo JN diz que “há um leque de fatores que aumentam a atratividade do município”. Além das duas linha de comboio, o autarca fala na quantidade de terrenos disponíveis para construir, bem assim como o preço mais baixo das habitações.

De uma maneira geral Portugal está a perder população, Teresa Sá, diretora do Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, citada pelo JN, diz que o nosso país “está com uma taxa de crescimento negativa” ou seja há mais óbitos que nascimentos.