O Jornal Novo Regional, em parceria com as Juntas de Freguesia do concelho de Valongo, vai editar uma Coletânea de autores do concelho de Valongo, com o titulo “Escrever é Sonhar e Viver”. O prazo para envio de originais termina a 15 de outubro, devendo a edição sair antes do Natal.
Trata-se de uma forma diferente de assinalar os dez anos de publicações Jornal Novo.
Para estabelecer algumas regras foi preparado um regulamento que é o seguinte:

Regulamento:
- A obra ESCREVER É SONHAR E VIVER – Coletânea de autores do concelho de Valongo surge no âmbito dos dez anos do projeto JORNAL NOVO (primeiro de VALONGO e depois REGIONAL), em parceria com as quatro juntas de freguesia do concelho de Valongo: Alfena, Campo/Sobrado, Ermesinde e Valongo.
- O tema é livre.
- A obra consiste numa publicação com cerca de 200 páginas (a acertar após as inscrições) em que 25% será dedicada a cada freguesia: Alfena, Campo/Sobrado, Ermesinde e Valongo.
- A escolha dos autores pertence à organização
- Cada autor pode ocupar entre 1 e 4 páginas (enviar por ordem de prioridade de publicação, uma vez que a publicação de 1,2,3 ou 4 páginas depende da participação em cada freguesia), devendo enviar via email os seus trabalhos para o email da respetiva junta de freguesia ou do Jornal Novo Regional (ad@jornalnovoregional.pt ). Cada página corresponde a um conjunto de 1700 caracteres (incluindo espaços) ou 1400 caracteres (sem espaços), para prosa poética ou 30 linhas de verso (incluindo espaços de transição de estrofe e eventuais versos demasiadamente longos). Textos com excesso de carateres não serão considerados. O envio é obrigatório por e-mail.
Os textos poderão ser objeto de revisão, sempre com a concordância do autor, à exceção de erros cuja correção não possa merecer contestação. - No final da composição e paginação será enviado um ficheiro pdf para que os autores verifiquem eventuais erros, devendo a resposta ser dada num prazo de 48 horas.
- O autor deve enviar ainda uma foto (de preferência tipo passe) e uma pequena biografia (até 600 caracteres).
- Cada autor terá direito gratuito a um livro e, na aquisição de mais até à apresentação, o preço terá uma redução de 50% em relação ao preço de capa. Consideram-se assim saldadas as contas quanto a direitos de autor.
- O livro será apresentado em cada freguesia, num evento a realizar conjuntamente pela Junta de Freguesia e pelo jornal Novo Regional.
O prazo de seleção de autores termina a 15 de outubro impreterivelmente, sendo as apresentações do livro em dezembro, antes do Natal. - Outros assuntos não previstos neste regulamento serão decididos pelos parceiros da organização, sem possibilidade de apelo por parte dos autores.
- O contacto preferencial telefónico é 932041387 e o email é ad@jornalnovoregional.pt, podendo também ser contactadas as Juntas de Freguesia.
