Conselho Estratégico para o Desenvolvimento Metropolitano – proposta de José Manuel Ribeiro

Autarca de Valongo propõe criação urgente do Conselho Estratégico para o Desenvolvimento Metropolitano

O Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, apresentou hoje na reunião do Conselho Metropolitano do Porto uma proposta para que a Área Metropolitana do Porto (AMP) avance com a criação do Conselho Estratégico para o Desenvolvimento Metropolitano, que está previsto na lei, mas que ainda não saiu do papel. 

“A AMP não pode desperdiçar as oportunidades que estão hoje em cima da mesa, no âmbito da recuperação do país, e tem que participar com pensamento crítico e propostas próprias, numa lógica de exercício coletivo, face à riqueza das inúmeras instituições do mundo económico, social, académico, entre outros na região”, considerou o autarca.

Para José Manuel Ribeiro, é “urgente a criação deste órgão de natureza consultiva, pois o seu trabalho será fundamental para apoiar os processos de decisão dos restantes órgãos da AMP”.

O Conselho Estratégico para o Desenvolvimento Metropolitano é constituído por representantes das instituições, entidades e organizações com relevância e intervenção no domínio dos interesses metropolitanos, competindo ao Conselho Metropolitano deliberar sobre a sua composição em concreto.