Rita Ribeiro na Mostra de Teatro Amador Valongo 2020

Tem início dia 1 de março a Mostra de Teatro Amador Valongo 2020. Trata-se de uma organização da Câmara de Valongo e que este ano envolve a participação de 15 grupos locais. No entanto, a abertura cabe a Rita Ribeiro na Casa de Espetáculos do Fórum Cultural de Ermesinde, com a peça Bocage (M/18).

Para além de Rita Ribeiro esta peça conta com as atuações de Sandra José e Alexandra Pato. Na descrição da peça é dito: Poderiam ter sido de uma mulher, aquelas palavras que muito magoam quem as escuta.

Poderiam ter sido ditas a cantar, por um bom e belo trovador, talvez assim nos entranhassem mais e as estranhássemos menos. Mas as palavras ditas, a cru, sem receio de alheios e freios, é o que as faz serem apetecidas e repetidas e vomitadas e gozadas em voz alta e não entre dentes cerrados. Venham, calem-se e escutem! E, se do amor já ouviram mentiras, aqui do amor ouvirão verdades. A Bocage faremos um brinde. Não fosse ele o melhor e mais honesto homem para se amar. Espetáculo produzido pela MagiAbrangente, com Rita Ribeiro, Sandra José e Alexandra Pato. O texto é de Sandra José e a encenação de João Ascenso. No dia 6 têm início as atuações dos grupos locais. Trata-se de “O galego lorpa” (M/6) pela Associação Cultural e Recreativa Vallis Longus na Sala das Artes Vallis Longus. No dia 7 é “O desterro” (M/6) pela Ágorarte – Associação Cultural e Artística, no Fórum de Ermesinde. No dia 13 de março é levada à cena “Queridas Amigas” (M/6) pelo Teatro Amador Susanense na Sala das Artes.

A peça “Águas-furtadas” (M/6) pelo Grupo de Teatro Corvos – Plumas Negras Associação no Fórum de Ermesinde é levada á cena dia 14. No dia 20 a Associação Desportiva e Cultural dos Canários de Balselhas apresenta “Que não se zanguem as comadres” (M/6) na Sala das Artes. No dia 21 de março é interpretada a peça “Já Bocage não sou… “(M/12) pelo Carrossel de Letras – Associação no Fórum de Ermesinde.

No dia mundial de teatro (27 de março) na Casa de Espetáculos do Fórum Cultural de Ermesinde tem lugar a apresentação pública da Ação de Formação em Teatro para a Infância e Juventude (M/6) Uma produção ENTREtanto Teatro. Dia 28 de março na Sala das Artes do Fórum Vallis Longus é levada à cena a peça “Deixem o conde subir ao palco” (M/12) pela Associação Cultural e Recreativa Fora D´Horas. No dia 29 de março a Cuca Macuca – Associação de Desenvolvimento Integrado leva à cena “Manhãs da Treta” (M/6) no Centro Cultural de Campo. No dia 3 de abril na Sala das Artes do Fórum Vallis Longus é interpretada a peça “Romeu e Julieta” (M/6) pela Casca de Nós – Associação Académica e Cultural de Ermesinde. No dia 4 de abril na Casa de Espetáculos do Fórum Cultural de Ermesinde é levada à cena “Quem vai ficar com o gato da Dona Sidónia” (M/6) pelo Grupo Dramático e Musical de Campo.

No dia 5 de abril no Centro Cultural de Campo é levada à cena “A metade do céu” (M/6) pela Universidade Sénior Rotary Club de Valongo. Dia 17 de abril, na Sala das Artes do Fórum Vallis Longus acontece “Barcas” pelo Sabor a Teatro – Associação Cultural. No dia 18 de abril na Casa de Espetáculos do Fórum Cultural de Ermesinde o Grupo Dramático e Recreativo de Retorta interpreta “Uma flor no escuro” (M/6).

Dia 19 de abril Centro Cultural de Campo é levada à cena “A lenda de Luna” (M/5) pela Associação Sócio Cultural Arte Im´Anjos. Dia 26 de abril no Centro Cultural de Campo é levada à cena a peça “Menina? Pode ser” (M/15) por O Mestre School Music – Associação.

Dia 2 de maio na Casa de Espetáculos do Fórum Cultural de Ermesinde acontece o fim desta mostra com “As Pedras” (M/6) Com Filomena Gigante e Jaque Lodi. Trata-se de uma produção ENTREtanto Teatro.