Concerto de Reis com Orquestra Ligeira do Vale do Sousa na Casa da Cultura de Paredes

A Orquestra Ligeira do Vale do Sousa – Big Band dirigida pelo maestro Manuel Vieira vai preencher a noite de sábado, 4 de janeiro, com o “Concerto de Reis”. A banda sobe ao palco do auditório da Casa da Cultura, em Paredes, pelas 21h00.

O concerto de Reis, com entrada gratuita, integra a programação “Espalhar Magia por Paredes”. Neste espetáculo a Orquestra Ligeira do Vale do Sousa – Big Band irá trazer-nos sonoridades diversas do jazz e a qualidade musical ímpar a que já habituaram o público.

No mesmo palco, às 22h30, a autarquia de Paredes em parceria com a ASEP irá entregar os prémios aos vencedores do concurso “Montras de Natal”.

Recorde-se que a Orquestra Ligeira do Vale do Sousa – Big Band é uma banda jazz fundada em 1995, através da iniciativa da Associação Cultural e Musical de Paredes (ACMP), nomeadamente do seu presidente João Matos Ferreira. A banda é composta por cerca de 21 elementos, tendo dois vocalistas, uma voz feminina e outra masculina, com direção musical do maestro Manuel Vieira.

Para além das suas apresentações em público, o grupo conta já com dois trabalhos discográficos editados em 2000 e 2004.

Do repertório da OLVS – Big Band fazem parte temas de swing da denominada “big band sound era”, contemplando temas celebrizadas, por exemplo, por Glenn Miller, Benny Goodman, Count Basie, Duke Ellington, Ella Fitzgerald, Peggy Lee ou Frank Sinatra. Outros exemplos a destacar: Mel Lewis & Thad Jones Jazz Orchestra, Sammy Nestico, Quincy Jones, Gordon Goodwin, Shirley Bassey, Diane Schurr, Natalie Cole, Harry Connick Jr., Björk, ou Michael Bublé.

A OLVS – Big Band tem explorado outros estilos de jazz como o latin jazz, interpretando temas compostos por Mario Bauza, Paquito D’Rivera, Tito Puente, Tom Jobim ou Arturo Sandoval, assim como também o funk jazz, executando temas celebrizados por Chick Corea e Jaco Pastorius, entre outros.