Catarina Martins na Secundária de Valongo

No âmbito do Parlamento dos jovens do Ensino Secundário, a líder do Bloco de Esquerda, Catarina Martins vai estar na Escola Secundária de Valongo, no dia 13 de janeiro, às 14:30.

O tema a abordar vai ser “a violência doméstica e no namoro, como garantir o respeito e a igualdade”.

O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da Republica, para os jovens dos 2º e 3º ciclos e secundário, e tem vários objetivos, tais como, dar a conhecer a Assembleia da República, o significado do mandato parlamentar, promover o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões.

Esta iniciativa também tem como objetivos, incentivar a reflexão e o debate sobre um tema, definido anualmente, proporcionar a experiência de participação em processos eleitorais, estimular as capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria e sublinhar a importância da contribuição para a resolução de questões.

A iniciativa possui três fases, com um debate do tema proposto anualmente, um processo eleitoral e uma sessão escolar, para aprovar o Projeto de Recomendação da escola.