700 Crianças da Pré de Valongo levam bonecas ao médico

Cerca de 700 crianças que frequentam a Educação Pré-Escolar do Ensino Básico do concelho de Valongo estão a participar na atividade «Hospital dos Pequeninos», promovida pelo Município de  Valongo em parceria com o Departamento de Ação Comunitária (DAC) da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (AEFMUP).

A atividade «Hospital dos Pequeninos» tem como objetivos a desmistificação dos cuidados de saúde e da doença junto das crianças, através da explicação dos vários procedimentos médicos de rotina de forma simples e esclarecedora, assim como a transmissão de conceitos de alimentação saudável, necessidade de uma boa higiene oral e importância da vacinação às crianças participantes.

O corpo clínico deste “hospital” é composto por duas centenas de ‘médicos especialistas’ em Dor de Barriga, Dor de Cabeça/Febre, Acidentes, Falta de Ar/Asma, Constipação/Dor de Garganta e Dor de Dentes.

À entrada, todas as crianças encontrarão a Sala da Triagem, sendo a partir daí reencaminhadas para os ‘consultórios’, tal como como acontece nas habituais unidades hospitalares. Primeiro fazem a consulta, com a realização do exame físico, medição da temperatura e da pressão arterial e avaliação da boca, ouvidos e garganta dos bonecos, entre outros. Simultaneamente, a criança pode ir observando o material médico exposto e colocando questões.

Para além das áreas mencionadas, existe um espaço de lazer com várias atividades, para as crianças estarem com livros didáticos e pinturas, enquanto esperam pela sua vez. Após todas as crianças passarem pela consulta, próximo do fim do turno, será dinamizado um pequeno momento de diversão.

A atividade “Hospital dos Pequeninos” funciona no Salão de Estudantes da FMUP, sendo que o transporte e organização de toda a logística foi assegurada pelo Município de Valongo.

in https://maiseducacaovalongo.wordpress.com/