Grande Prémio JN em ciclismo termina em Valongo

A 27.ª edição do Grande Prémio Jornal de Notícias, ontem apresentada na sede daquele título histórico da imprensa portuguesa, no Porto, vai disputar-se de 24 a 28 de maio. Além da tradição, a corrida terá, em 2017, caraterísticas pouco comuns nas corridas nacionais, contribuindo para o efeito de novidade que todos os eventos devem procurar.

A primeira inovação surge logo na abertura da corrida, um prólogo noturno por equipas de 5,9 quilómetros, a disputar nas ruas de Viseu, a partir das 21h00 do dia 24 de maio.

No dia seguinte o pelotão parte de Ovar, às 13h30, para chegar à Maia, cerca das 17h00, depois 138,1 quilómetros, que se prevê terminem ao sprint, como é tradição nas chegadas a terras do Lidador.

Ao terceiro dia, os corredores enfrentam uma jornada dupla, na qual os trepadores terão uma palavra a dizer. De manhã vão pedalar entre a Maia e o alto de Santa Luzia, Viana do Castelo, numa viagem de 83,7 quilómetros, que se inicia às 9h30 e que termina cerca das 11h30. O setor vespertino é um contrarrelógio individual de 6,7 quilómetros, entre Barcelos e o alto da Fanqueira. O primeiro corredor parte às 17h00 para o exercício individual que termina com uma exigente escalada de 3 quilómetros.

A terceira etapa, a realizar no dia 27, inicia-se em Viana do Castelo, às 12h30, terminando, cerca das 17h00, em Ovar, depois de deixados para trás 178,4 quilómetros, desenhados para dar uma nova possibilidade aos sprinters.

O 27.º Grande Prémio Jornal de Notícias termina com uma etapa de 130 quilómetros, com início, às 12h30, e final, cerca das 15h30, no centro de Valongo. O perfil da etapa, muito ondulado, presta-se à realização de emboscadas, que poderão dar a volta à classificação, prevendo-se que o desfecho da competição permaneça em aberto até aos metros finais.

 

foto JN (apresentação do GP)