Manual da Cidadania distribuído na Escola Profissional de Valongo

O Manual Breve de Cidadania Local também foi distribuído aos 250 alunos da Escola Profissional de Valongo no dia 20 de março.
Esta iniciativa também contou com a participação do Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, que salientou a utilidade deste livro para que os jovens estudantes reforcem a informação e percebam como funcionam as instituições democráticas para desta forma serem cidadãos autónomos.
Editado pela Câmara Municipal de Valongo, o «Manual Breve de Cidadania Local» foi lançado em dezembro de 2016, no decorrer das comemorações dos 180 anos do Município de Valongo. Atualmente, o livro está a ser distribuído gratuitamente a todos os alunos que frequentam o ensino secundário (público e privado) no concelho de Valongo.
Com coordenação editorial do Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, textos da autoria do Professor António Cândido de Oliveira e as ilustrações do Arquiteto Telmo Quadros, este livro com uma linguagem simples e apelativa tem por finalidade apresentar noções básicas de cidadania a nível local, dedicando especial atenção aos municípios e freguesias.
A edição do «Manual Breve de Cidadania Local» insere-se num projeto global de promoção da cidadania e da participação cívica designado por «Comunidade Mais Esclarecida, Comunidade Mais Participativa», que inclui diversas iniciativas, designadamente a Semana da Prestação de Contas, o Boletim Municipal com um espaço de opinião para todas as forças políticas representadas na Assembleia Municipal, a Semana Europeia da Democracia Local e o Orçamento Participativo Jovem de Valongo. A renovação do Portal do Município precisamente para aumentar a sua transparência e facilitar o acesso à informação é a medida mais recente, realizada no âmbito deste projeto de promoção de uma cidadania ativa e plena.