A Guarda Nacional Republicana (GNR) colocou um ponto final na atividade de um grupo de quatro homens, com idades entre os 18 e os 36 anos, que semeava a insegurança entre Paços de Ferreira e Santo Tirso.
A detenção ocorreu no passado dia 19 de março, após uma perseguição e investigação relâmpago que ligou um assalto a um armazém e um roubo por “esticão” num café.
O Percurso do Crime: De Paços a Santo Tirso
Os suspeitos não se limitaram a uma só zona. A investigação apurou que o grupo utilizou a técnica de arrombamento de portões para entrar num armazém em Paços de Ferreira, de onde levaram material industrial. Não satisfeitos, realizaram ainda um roubo por esticão num estabelecimento de restauração na mesma localidade, pondo-se em fuga para o concelho vizinho de Santo Tirso, onde acabaram por ser intercetados.
No interior da viatura dos suspeitos, os militares encontraram um autêntico “inventário” de material furtado, avaliado em cerca de 4.000 euros.
Material Apreendido: Do Cobre aos Eletrodomésticos
A diversidade do material indica que o grupo procurava bens de fácil escoamento no mercado negro:
| Categoria | Itens Recuperados |
| Metais e Elétricos | Cabos e bobines de cobre, rolos de extensões elétricas. |
| Equipamento | Dois escadotes em alumínio, uma máquina de lavar à pressão. |
| Domésticos | Um esquentador e um telemóvel. |
Medidas de Coação: Vigia Apertada
Os detidos foram presentes ao Tribunal de Instrução Criminal de Penafiel no dia 20 de março. Apesar da gravidade dos factos, o tribunal optou por medidas de coação de liberdade controlada:
- Dois detidos: Apresentações trissemanais no posto policial.
- Restantes dois: Apresentações bissemanais.
A operação demonstrou uma forte coordenação entre forças, contando com o reforço do Destacamento de Intervenção do Porto e o apoio da PSP, garantindo que o grupo fosse travado antes de realizar novas investidas na região.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o JNR, relativas ao Grande Porto ou Vale do Sousa? Envie para noticias@jornalnovoregional.pt


