Porto: Alfândega promove março de cultura gratuita com oficinas e conferências sobre a história dos objetos

O Museu das Convergências lançou um programa paralelo de atividades gratuitas para acompanhar a exposição “Fluxo. Objetos, Pessoas e Lugares”, patente no edifício da Alfândega do Porto. Durante todo o mês de março, o público poderá participar em conferências, oficinas criativas e visitas guiadas que propõem uma reflexão sobre a história e o significado cultural dos objetos que moldam as sociedades através dos tempos.

A agenda arranca na próxima sexta-feira, dia 6 de março, às 18h00, com a conferência “Objetos mortos e o ‘instante’ poético”, conduzida pelo especialista António de Castro Caeiro. A programação estende-se às famílias nos dias 7 e 28 de março, com oficinas de desenho que utilizam as peças da mostra como inspiração para a criatividade. A 14 de março, o destaque recai sobre a tradição do chá na China, numa sessão orientada por Cristina Regadas que percorre a evolução desta cultura milenar. Para os mais novos, a oficina “Serei eu um objeto imaginário?” está agendada para o último sábado do mês, dia 28, às 10h30.

Composta por mais de 120 peças, incluindo fragmentos arqueológicos e obras de arte, a exposição “Fluxo” analisa o movimento contínuo entre pessoas e lugares. A mostra e todas as atividades associadas têm entrada livre, permanecendo acessíveis ao público na Alfândega do Porto até ao dia 19 de abril. Esta iniciativa reforça a oferta cultural da frente ribeirinha, convidando os visitantes a explorar o património de uma forma interativa e educativa.


publicidade
Espaço Publicitário

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o JNR, relativas ao Grande Porto? Envie para noticias@jornalnovoregional.pt