Maia: Piscinas de Folgosa encerradas por suspeitas de legionella

O Complexo Municipal de Piscinas de Folgosa, na Maia, foi encerrado esta quarta-feira de forma preventiva após indícios da presença da bactéria Legionella pneumophila.

Em comunicado, a Câmara Municipal da Maia garantiu que foram “de imediato tomadas todas as providências e adotadas todas as medidas sanitárias adequadas à confirmação e remoção da ameaça, com vista à reposição da normalidade o mais breve possível”.

A suspeita terá surgido na sequência de análises de rotina realizadas nas piscinas do concelho, tendo sido identificados indícios da bactéria num dos balneários. A autoridade de saúde local já foi informada e será agora feita uma contra-análise para confirmar ou descartar a presença de legionella.

Até ao momento, não existem registos de infeções entre utentes ou trabalhadores do complexo. A autarquia sublinha que as piscinas reabrirão “assim que estiverem reunidas todas as condições de segurança para a saúde pública”.

A doença do legionário é uma pneumonia grave contraída através da inalação de gotículas de água contaminada. A bactéria instala-se nos pulmões e pode provocar complicações respiratórias, exigindo vigilância sanitária rigorosa.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o JNR, relativas ao Grande Porto? Envie para noticias@jornalnovoregional.pt