Gondomar entre os três municípios portugueses selecionados para apoio europeu à transição energética

Gondomar foi uma das três cidades portuguesas escolhidas para beneficiar do Fundo Europeu para as Cidades (European City Facility – EUCF), no âmbito da sua 7.ª convocatória, que bateu um recorde com 297 candidaturas de toda a Europa. Ao todo, 71 municípios foram selecionados para receber um pacote de apoio no valor de 60 mil euros, destinado à preparação de conceitos de investimento em energia limpa e eficiência energética.

O projeto gondomarense, intitulado “Energia Limpa para Gondomar (CE4G)”, vai agora beneficiar não só do financiamento direto, mas também do acesso ao Programa de Reforço de Capacidades do EUCF, que visa capacitar as autarquias para transformar ideias em investimentos viáveis e sustentáveis.

Além de Gondomar, Lamego e Torre de Moncorvo foram os outros dois municípios portugueses contemplados nesta edição. Cada um terá um ano para desenvolver o seu Conceito de Investimento, apoiado por formação técnica, estudos de viabilidade e planeamento financeiro.

Este apoio europeu, financiado pelo Programa LIFE da União Europeia, pretende acelerar a transição energética nos territórios locais, reconhecendo o papel crucial das autarquias na concretização dos objetivos climáticos e ambientais da União Europeia.

O Município de Gondomar reforça, assim, a sua aposta na sustentabilidade, demonstrando compromisso com iniciativas de descarbonização, inovação e transição ecológica, num momento em que as políticas energéticas ganham centralidade nas agendas locais e internacionais.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o JNR, relativas ao Grande Porto? Envie para noticias@jornalnovoregional.pt