Gondomar. Vai começar a replantação da área ardida de Jancido

@DR Câmara Municipal de GondomarJá há vários meses que a Câmara Municipal de Gondomar está a planear a recuperação da área ardida

Começa amanhã, quinta-feira 16, a recuperação da área ardida de Jancido no incêndio que deflagrou em agosto do ano passado. O objetivo da Câmara Municipal de Gondomar (CMG) é plantar 5 mil árvores e arbustos nativos e reflorestar cerca de 10 hectares.

Esta semana, estão agendadas ações de plantação já esta quinta-feira 16, sexta-feira 17 e sábado 18 com o apoio de “voluntários dos agrupamentos de escolas do concelho, grupos empresariais e comunidades locais do concelho”, explica a autarquia.

A recuperação desta zona florestal está enquadrada no “FUTURO – Projeto das 100 mil árvores” da Área Metropolitana do Porto. Pretende-se criar “um bosque de floresta nativa em 8,88 hectares de área ardida” através da plantação de espécies mais resistentes ao fogo e promotoras de biodiversidade vindas dos viveiros florestais nacionais do Instituto Nacional de Conservação da Natureza (ICNF). Entre elas, bétulas, aceres, lódãos, castanheiros, medronheiros, azevinho e jasmineiro-do-monte.

Recorde-se que a área envolvente dos Moinhos de Jancido, em Foz do Sousa, Gondomar, foi destruída por um incêndio florestal nos últimos dias de agosto de 2022. O fogo afetou quase 60 hectares de parcelas florestas “colocando em risco o refúgio de biodiversidade que constitui este troço do vale fluvial do Sousa”, descreve a CMG.

Nos últimos meses, a autarquia tem estado a planear e executar ações de restauro em colaboração com parceiros locais e proprietários florestais daquela região.