Alerta Cibercrime: Burlas com falsas dívidas ao SNS

Publicidade

O Ministério Público alerta para uma campanha criminosa em curso que visa enganar utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS), levando-os a efetuar pagamentos de dívidas inexistentes.

O esquema consiste na remessa massiva de mensagens, sobretudo via WhatsApp, para destinatários indiscriminados, alegando que estes têm uma dívida junto do SNS e que devem efetuar o pagamento num prazo muito curto, geralmente cinco dias. As mensagens indicam um suposto remetente “SNS24” e fornecem dados bancários ou referências de pagamento para Multibanco ou homebanking, induzindo as vítimas a efetuar transferências indevidas.

O SNS alerta que estas mensagens não são enviadas por si nem por qualquer entidade autorizada, sendo meras tentativas de fraude para que os criminosos se apropriem dos valores pagos. Na atual campanha, foram identificadas referências Multibanco fornecidas através do intermediário financeiro holandês MediaMedics B.V., com sede em Delft, Holanda.

A Autoridade Recomenda:

  • Não responder a mensagens suspeitas;
  • Não efetuar qualquer pagamento solicitado;
  • Comunicar a ocorrência ao Ministério Público ou às autoridades policiais competentes;
  • Ignorar mensagens deste tipo, sem lhes dar seguimento.

Se tem sugestões ou notícias para partilhar relativas à região do Grande Porto, envie para: noticias@jornalnovoregional.pt