Três quilómetros de fé e flores: Alfena volta a cumprir tradição em honra de Nossa Senhora do Amparo

Na madrugada de sábado para domingo, as ruas de Alfena, no concelho de Valongo, transformaram-se num verdadeiro manto de flores, sal e serrim colorido. São cerca de três quilómetros de tapete artesanal, feitos com devoção pelas mãos dos alfenenses, para receber a procissão em honra de Nossa Senhora do Amparo, que percorreu a cidade na manhã deste domingo, 27 de julho.

A tradição, que se cumpre todos os anos no último domingo de julho, atravessa gerações e junta moradores de todas as idades numa mobilização coletiva com raízes profundas na identidade local. Cada zona da cidade é responsável por cerca de 250 metros do tapete, desenhado e executado com antecedência e finalizado ao longo da noite anterior à procissão.

O resultado foi um percurso visualmente deslumbrante, ligando a Igreja Matriz de Alfena à Igreja de Nossa Senhora do Amparo, num verdadeiro corredor de imagens religiosas e motivos simbólicos.

A procissão, ponto alto das festividades, percorreu o tapete já ao início da manhã, acompanhada por centenas de fiéis, entre cânticos e momentos de recolhimento.

Se tem sugestões ou notícias para partilhar relativas à região do Grande Porto, envie para: noticias@jornalnovoregional.pt.