Gondomar – Detido após fuga com viatura furtada e adolescentes desaparecidas a bordo

Um homem de 37 anos foi detido, no início desta semana, em Gondomar, depois de desobedecer a uma ordem de paragem da PSP e protagonizar uma perigosa fuga ao volante de um carro furtado, onde seguiam duas jovens desaparecidas de uma instituição de acolhimento.

A viatura de gama alta, avaliada em 40 mil euros, tinha sido furtada no dia anterior do interior de uma garagem em Bragança. Já na segunda-feira, foi localizada em Campanhã, no distrito do Porto, com três ocupantes a bordo.

De imediato, a PSP montou uma operação de interceção, posicionando um ponto de controlo na rotunda do Parque Nascente, em Rio Tinto, concelho de Gondomar. À aproximação dos agentes, o condutor recusou-se a parar, travou abruptamente, recuou, provocou um acidente e acelerou de forma descontrolada, galgando passeios e colocando em risco peões e agentes da autoridade.

A fuga terminou quando o veículo embateu contra um poste de eletricidade, ficando imobilizado. O condutor, que não possuía carta de condução, ainda tentou fugir a pé, mas foi intercetado pouco depois pela PSP.

No interior da viatura estavam duas adolescentes, de 15 e 16 anos, uma delas familiar do detido. Ambas tinham sido dadas como desaparecidas de uma instituição de acolhimento em Baguim do Monte e foram retiradas em segurança e reconduzidas à instituição.

O detido foi presente a tribunal, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva.

Se tem sugestões ou notícias para partilhar relativas à região do Grande Porto, envie para: noticias@jornalnovoregional.pt.